segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Evolução das espécies

De onde surgiram as espécies? Como se originou seres tão diversos, diferentes capazes de terem ao mesmo tempo semelhanças e peculiaridades? Antes de qualquer esclarecimento a essas questões, precisa-se entender uma outra. O que é uma espécie? - São grupos de indivíduos semelhantes capazes de reproduzir entre si na natureza produzindo descendentes férteis.

Agora, Como surgiram?

Existem duas teorias que tentam explicar essa incógnita. A primeira delas é chamada de Criação especial ou Criacionismo, pois afirma que a variedade de seres, espécies, foram criadas por um Ser divino e que sofreram algumas modificações após o surgimento do “pecado”.  A outra teoria, chamada de evolucionismo afirma que todas as espécies vieram de um ancestral comum e que se modificaram ao longo do tempo devido a alguma alteração do ambiente ou alguma outra pressão que faça com que o indivíduo se modifique. (analise evolutiva, scott freeman e jon c. herron, 2009)

Essa modificação é chamada de adaptação. De acordo com Begon (1990), as respostas adaptativas incluem mudanças fisiológicas, morfológicas e/etiológicas para sua sobrevivência e produção de descendência próspera. Esse processo faz com que a espécie evolui e as gerações subseqüentes se tornem melhores adaptadas. No decorrer do tempo devido às modificações e se essa mesma espécie for isolada geograficamente acontecerá a especiação, ou seja, surgirá uma nova espécie.

“ Muitas vezes estas mudanças não são visualizadas por nós, porque em geral são lentas, até que sejamos surpreendidos com o passar dos tempos.”
(Riclefs, 1996).

            A poluição e a constante perturbação da zona costeira da lagoa de Santo Antônio poderá acarretar alterações nas freqüências alélicas e genotípicas de uma dada população alterando a estrutura genética e evolutiva da mesma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário